Páginas

segunda-feira, 4 de julho de 2011

O fenômeno Sócio Torcedor (Por @vivi_stars)

O fenômeno Sócio torcedor e a média de público: caso Arena da Baixada.
O Campeonato Brasileiro começou e o Clube Atlético Paranaense mantém sua média de público dos últimos anos, a qual é sempre superior a 10mil pagantes.
Sim, claro que dentre estes torcedores presentes, a maioria sempre é formada por sócios torcedores. Podemos dizer então, fazendo uma conta simples, que o CAP recebe em cada partida, cerca de 55% do seu quadro associativo.
O fenômeno sócio torcedor, hoje presente na grande maioria dos Clubes de serie A, B e C do Campeonato Brasileiro de Futebol, tem como principal objetivo gerar receita fixa para o Clube, independente da quantidade de torcedores que freqüentam o estádio. Porém a média de público é sempre observada pela imprensa e por boa parte dos torcedores.
Recentemente o arqui-rival do CAP divulgou, em seu site oficial, ter atingido a marca dos 30mil sócios. Para a surpresa de muitos, no jogo posterior a marca atingida, apenas 30% destes  estavam no Estádio. O que foi motivo de chacota para muitos torcedores rubro-negros é facilmente explicado por um dos fatores que mais influencia a presença dos sócios no estádio: o CONFORTO.
Sim, ele explica a média de público que o CAP mantém, tendo em vista inclusive o Campeonato Paranaense, e também a presença pífia dos sócios na partida Coritiba x Ceará, que aconteceu em uma noite de quarta-feira fria e chuvosa.
O conforto do Estádio coberto, das cadeiras nominais, da não presença de ambulantes circulando pelas filas de acentos e a proximidade do campo são fatores que conseguem disputar diretamente com o sistema televisivo pay-per-view, que hoje tem seu acesso facilitado.
Na ausência deste conforto, que inclui inclusive facilidade de estacionamento e deslocamento, o pay-per-view ganha espaço: assiste-se ao jogo no conforto de casa, seco, sem estresse e ainda tendo a possibilidade de ver várias partidas ao mesmo tempo!*

Refletindo acerca desses parágrafos e pensando num futuro próximo, deixo-lhes um questionamento: Restam dúvidas de que os Clubes que poderão usufruir de uma Arena-FIFA, das várias que permearão as regiões brasileiras, serão imensamente privilegiados em relação àqueles que não se modernizarem? E digo isto, não sob a ótica da média de público, mas sim analisando a receita fixa do sócio torcedor: o conforto nas Arenas padrão FIFA será ampliado. Ao sócio torcedor será ofertada a oportunidade de ir mais vezes ao  Estádio na companhia da família, em dias frios, chuvosos e em horários que  privilegiam somente as emissoras de TV. Muitos serão os torcedores que irão colaborar para garantir seu lugar em um Estádio com este padrão.
 Receita ampliada - Clube fortalecido -  Sócio satisfeito. E está formado um círculo virtuoso para o Clube que quiser estar entre os melhores do Brasil pós Copa-2014.

Nós, Sócios Furacão, somos privilegiados, já temos parte dessa estrutura. Mas precisamos que ela fique completa, ainda mais moderna. Não é hora de ficarmos para trás!  Deixo essa reflexão, buscando a conscientização dos torcedores e sobretudo dos sócios, alguns relutantes aos reajustes que poderão vir a acontecer: Cada um de nós deve colaborar para o futuro do Clube.
Colaboram aqueles que querem assistir ao jogo no conforto da sua cadeira, na companhia do seu vizinho. Colaboram aqueles que querem levar a família ao Estádio em dia/noite de chuva. Colaboram aqueles que querem uma Arena ainda mais moderna, geradora de receitas. E, é claro, colaboram aqueles que querem ver sempre o Caldeirão Ferver!

Por: @vivi_stars
* Sistema de Mosaicos

4 comentários:

  1. O CAP já foi pioneiro no sitema de sócios aqui no Paraná e certamente estará a frente no que se refere a Copa!Com certeza teremos, pela segunda vez, o estádio mais moderno!!

    ResponderExcluir
  2. O esquema Sócio Torcedor funciona, quando é algo bem planejado, pensado em ser bom negócio para o torcedor e para o clube. E o torcedor tem que corresponder. O Atlético-PR esta de parabéns pelo seu Sócio Torcedor, que serve de exemplo para os que seguem esta linha. Além da antecipação de receita o clube adquire maior potencial de barganha nos patrocínios e campanhas de mkt!

    ResponderExcluir
  3. Muito bem, dona Vivi! Falou e disse tudo.

    Todos nós sabemos que a finalização da Arena, dentro dos padrões FIFA, será o início do segundo ciclo de transformações do Atlético-PR após 1995. A partir de 2014 a realidade poderá ser bem diferente para os clubes que detiverem estrutura patrimonial. Neste sentido, estaremos sempre na vanguarda, pois, nosso projeto já é antigo e está em fases muito mais avançadas do que qualquer outro time do Brasil.
    Com a conclusão da Arena, novos panoramas de exploração comercial serão estartados e incrementarão mais e mais as receitas do nosso Clube Atlético Paranaense. É dentro deste bojo de novas receitas que se incluem as rendas advindas das modalidades de sócio-torcedor, as quais deverão ser expandidas e reformuladas, para que se enquadrem na nova capacidade e realidade do estádio, que contará com estruturas e locais diferenciados e mais valorizados...
    Mas, tudo isso é trabalho da próxima diretoria, a qual deverá dar extrema prioridade no desenvolvimento da reformulação do Sócio Furacão.
    No mais, excelente texto.
    Parabéns e espero que o dono do blogue pense seriamente em dar-lhe um espaço definitivo aqui.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Primeiramente obrigada pela leitura, e pelos comentários...
    Su, torço para que estejamos na frente do BRASIL no que se refere à Copa, mas torço mais ainda para que os sócios entendam que talvez parte deste sonho tenha que vir do nosso bolso: para que tenhamos uma Arena NOSSA 100% completa e para que as receitas também sejam 100% NOSSAS! Eu não quero entregar as futuras rendas da nossa Arena a ninguém (leia-se nenhuma construtora), tomara que mais torcedores também pensem assim. Pois, sabe aquela história: "de grão em grão a galinha..." é mais ou menos por aí. Com um pouco de cada ajudaremos a contruir o NOSSO sonho.
    Henrique, o plano de sócios realmente é uma referência nacional, porém ficou um pouco abandonado.
    Pois, mais do que vender, o importante é fidelizar, manter...Mas esse é um assunto para outra coluna (logo, logo)
    Ale, meio suspeito em me elogiar hein! Mas para quem não sabe, apesar de namorados, temos algumas divergências no que se refere ao CAP...
    Não nesse assunto, em que concordamos que os sócios devem contribuir com bom grado, visando o conforto que irão receber...Concordo que a diretoria atual não irá olhar para isso agora. Talvez a única novidade seja o reajuste anual, previsto para os meses de set/out (se não me falha a memória). Porém tenho certeza que ano que vem novidades virão...e tomara que agradem ambos os lados (sócio e Clube)
    Escreverei mais e conto com a leitura de vocês!
    Beijo da Estrela!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.