Páginas

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Joga ali, joga acolá (por: @vivi_stars)

Após a repercussão da reunião em que o Conselho Deliberativo do CAP optou pela proposta do conselheiro Mario Celso Petraglia para gerir as obras da COPA do Mundo, houve um alvoroço pelos lados do Alto da Glória.
A declaração que causou tal turbulência foi a de que uma das rendas do Clube para obra seria oriunda do aumento de número de sócios “para 35mil, desde a saída da Arena para o Couto Pereira” (Gustavo Ribeiro, para Gazeta do Povo, 27/07/2010)

As manifestações por parte da torcida verde foram de surpresa e contrariedade.

Supresa? Não entendo. O Couto Pereira é e sempre foi uma das opções. Afinal de contas é claro que o Clube não optará nunca por jogar longe de Curitiba. Arena Joinville nem pensar! Além do Couto Pereira a opção mais plausível é a Vila Capanema, e é entre um e outro que a opinião dos torcedores (rubro-negros) se divide.

Alguns preferem o Couto. Outros preferem a Vila Capanema. É uma questão de opinião, baseada em fatos ou apenas em vontades.

Analisando os fatos o Couto Pereira tem muitos pontos a seu favor, sendo o mais positivo deles o tamanho. Simples assim. O CAP não precisaria mexer na estrutura do Couto para abrigar seus sócios e para aumentar o número de seus associados.

A Vila Capanema tem em seu beneficio a localização e a ausência da rivalidade acirrada que permeia as torcidas de Atlético Paranaense e Coritiba. Porém, o Estádio vizinho teria que sofrer modificações. Hoje, a Vila Capanema tem capacidade, anunciada, de 20mil – porém a capacidade real das arquibancadas não passa dos 18 – e não está preparada de acordo com o Estatuto do Torcedor (com câmeras de segurança) para receber um público de mais de 9.999 pessoas.

Analisando somente estes quesitos, o mais viável fica claro. Jogar no Couto será difícil, os sócios terão que adaptar-se a realidade: a ausência das cadeiras e locais marcados e a falta de cobertura. Mas isso é passageiro. Sairemos da nossa Arena excelente, para encontrá-la melhor ainda!

Para nós rubro-negros, o melhor que temos a fazer é esperar e apoiar, a decisão da comissão. Apoiar sim, pois independente das preferências individuais, o sacrifício de mudar de casa será para o nosso bem: ganharemos como sócios, ganharemos como Clube!

Respostas (de torcedora para torcedor)

Aproveito este espaço para responder uma coluna repleta de questionamentos. “A engenharia financeira”, de autoria do torcedor verde Luiz Carlos, foi publicada na globo.com no dia 27/07 e tem como mote a grande indignação dos torcedores com a possibilidade do CAP ir jogar no Couto Pereira.

Então, nós sócios do Coritiba e proprietários de cadeira no Couto Pereira, teremos que conviver com os sócios do time “deles” lá no nosso estádio, utilizando o Alto da Glória para os jogos do time da Baixada?”

Mesmo que o empréstimo/aluguel não seja consentido: a FIFA pode obrigar o Clube a emprestar e/ou estipular valores a serem pagos pelo CAP. Então neste caso a resposta é: sim.

“E, supondo que isto venha a ocorrer, como faríamos nos AtleTibas, com mando “deles”? Qual seria o setor do Couto Pereira, que, nesta hipotética e assombrada ideia, seriam utilizados pelos fieis sócios do Coritiba?”

Meu caro, que pergunta primária! O Estádio será do mandante do jogo. Se o mando for do CAP, o espaço de vocês será o dos visitantes: com venda de ingressos. Simples assim.

Acredito que no regulamento dos sócios deva constar que lhes é dado o direito de assistir os jogos no Couto Pereira quando são a mando do Coritiba. Se não tem, tá falho.

“Como a carga de ingressos no Couto nos jogos de maior apelo e mais recentes tem sido de 34 mil e 400 torcedores, dos quais, 3.400 ingressos para os adversários, a conta de 35 mil não fecha. (...) Para ter 35 mil lugares disponíveis na hipotética situação “deles” jogarem no Alto da Glória, as reformas no Couto teriam que começar e terminar antes do início das obras da Baixada, não é?”

Não. Em momento algum fala-se em 35mil sócios presentes. Existem outros planos de associados que vão além do convencional. Logo, para atingir este número de associados (e ter destes a arrecadação) não precisamos ter estes locais disponíveis...

No mais, diga a nação coxa que não se preocupe. Se formos usar a casa verde, a manteremos organizada e cuidaremos até melhor do que vocês donos. Pois, assim como os “poodles” (como vocês costumam nos chamar), somos educados: ficamos no local a nós destinado, não precisando invadir nenhum gramado, e fazemos xixi somente em local apropriado.

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.