Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Clube que vende jornal (por @GiulianoAlmeida)

Fala Moçada,

Hoje vai passar um furacão por Curitiba, um jogo importante, o famoso jogo dos seis pontos. O rubro-negro esta invicto a sete jogos no brasileirão e nosso adversário não ganha a sete jogos, será um jogo difícil, mas tenho fé que sairemos vitoriosos. Vale ressaltar que Edilson e Manoel cumprem suspensão e não enfrentam o galo, Wagner Diniz e Gustavo são os possíveis substitutos.

#PraCimaAtletico

É importante começar o returno com vitória. A recuperação começa hoje, vamos pra baixada cantar de coração e apoiar nosso querido furacão.

Ontem em entrevista coletiva, o técnico Renato Gaúcho disparou, seus alvos foram a imprensa e Heber, mas como também deu uma cutucada na diretoria do clube.

Clique aqui e veja como foi a entrevista. 

Renato cobrou a falta do atacante matador, disse que pra conquistar algo mais neste campeonato, precisa e muito de um camisa 9. Entretanto, o papo da diretoria é o mesmo de sempre, alegando que é difícil conseguir um atacante bom no mercado brasileiro.

O treinador falou sobre Heber Roberto Lopes e sobre sua expulsão no clássico. Renato se considera injustiçado, disse que apenas gesticulou e questionou a não marcação de um pênalti. 

É bom ir se acostumando treinador, o Heber é “safado”, mal intencionado e sempre vai expulsar um atleticano.

Sobre o gramado, é chover no molhado. Melhor não chover, se não piora a situação do gramado. Mas assim, Renato poderia ter feito esta queixa direto pra diretoria (se é que iria adiantar). Tem certas coisas que é melhor resolver em casa. O próprio presidente sabe que o gramado esta ruim, esta tentando levar o máximo, pois logo começarão as obras na baixada, a questão é: Justifica? Não, não justifica, se o time joga ali, tinha que dar ao menos uma “garibada” para que o gramado tenha o mínimo de condições para a pratica do bom futebol.

A Globo chamou o gramado da Arena de pasto. Domingo no engenhão se viu um gramado igual ou se não pior que o nosso, outro pasto então. Sendo assim há quem queira que o responsável pelo gramado do Engenhão dê uma olhadinha no nosso aqui...

Renato Gaúcho também se queixou dos críticos. Disse que já que a moçada sabe tudo, porque não assumem o comando técnico do time. A crítica maior que ele sofreu foi sobre o polivalente Fransergio, o qual foi improvisado como centroavante. O que me pareceu, é que Renato usou o garoto pra dar uma cutucada na diretoria do tipo: olha, vocês não me dão um atacante, eu uso um volante lá na frente. Sem comentários...

Renato deu na cara daqueles que disseram que ele saiu mais cedo do couto. Disse que comandou o time do vestiário e ponto final neste assunto.

Entramos agora num assunto chato e de discussão eterna.

O fato é que o Atlético é o maior clube do estado, com a maior torcida. Sendo assim, o Atlético vende mais jornais dos que os outros clubes da cidade. Por isso, sempre tem uma invenção, uma polemica, coisas dos gênero, e sempre promovidas por parte da imprensa.

Ah porque Renato não treinou o time no RJ... ah porque Renato saiu mais cedo do couto... ah porque Renato teve um racha com a diretoria... ah porque o gramado da arena é um lixo... ah porque isso, porque aquilo...

Quando falo parte da imprensa, cito o maior jornal do estado, algumas rádios e programas de televisão. Se furar uma bola no CT, vão fazer uma polemica do tamanho do mundo, sempre é assim. Tem repórter “consagrado” de rádio xingando torcedores no twitter, onde chegamos meus amigos, onde chegamos.

O fato que o Atlético precisa dar um jeito nisto. Colocar a imprensa no lugar dela, não deixar que alguns repórteres levem para seus veículos as informações do jeito que lhes são interessantes. Todos os times tem seus problemas internos e externos, mas mesmo quando o CAP atravessa uma boa fase (tanto no campo, como fora dele) estes sempre tentam achar “pelo em ovo”.

Repito: O Clube Atlético Paranaense é o maior clube do estado e um dos maiores do Brasil. São 87 anos de história, um patrimônio invejável, uma força no futebol e junto com a dupla GreNal são os únicos times do sul do Brasil com expressão na América do Sul. Sendo assim, o clube precisa estreitar a comunicação com o torcedor e principalmente administrar o relacionamento entre o clube e os veículos de imprensa que cobrem o seu dia a dia.

Afinal se nós somos o produto, temos que ser valorizados e principalmente respeitado.

Amigo leitor, filtre bem as fontes de informações sobre o Atlético. Tem muita gente que só quer ver o circo pegar fogo. Por outro lado, tem muita gente boa, comprometida e competente, que só querem levar a melhor informação para o torcedor.

Deixo aqui meu salve à aqueles que estão comprometidos com a melhor informação sobre o nosso querido furacão. Ao pessoal da furacao.com, aos amigos Bruno Abdala e Fernando Freire, a sempre bem informada Nadja Mauad e o competente e imparcial Cristian Toledo. Moçada que faz jornalismo com competência e imparcialidade, respeitando o clube e levando ao torcedor a informação como ela é.

Agora, acredito no potencial do clube e tenho certeza que ele fará o seu papel e melhorará e muito suas ações de comunicação.

#CornetadadoGiu

Dando mais alguns pitacos no caso Renato: Acho ele um bom técnico, ótimo na parte motivacional, é boleiro, entende a língua da boleirada, enfim, é o cara mais indicado pra tirar o furacão desta situação (como já tem feito) e leva-lo a posições melhores na tabela. Mas todos sabem que Renato é polemico, sem papas na língua e que não manda recadinhos. O clube precisa administrar esta situação de forma inteligente, não proibindo o Renato da falar, mas não dando motivos pra ele falar, é simples. Renato é trabalhador e precisa que sua equipe também seja, isto é um ciclo, se cada um faz sua parte o resultado no final será o melhor possível. 


Valeu amigos,

Sempre com o Furacão!

Sejam todos felizes!

Abrassss...

4 comentários:

  1. O que falar de uma gestão em que o próprio presidente não valoriza os meios oficiais do Clube e está toda semana em uma radio diferente, dando muitas vezes declarações que cansamOs de ouvir? A piadinha de que em Ctba tem radio AM, FM e MM faz todo sentido!

    ResponderExcluir
  2. Disse tudo Giu, tem muito jornalista "consagrado" querendo apenas ver o circo pegar fogo. Mas, assim como você disse, acho que tem MUITA gente boa começando e já ganhando seu espaço, vale a pena acompanhar o trabalho desse pessoal que está trabalhando no futebol porque gosta de FUTEBOL e de JORNALISMO!

    ResponderExcluir
  3. Bem isso Giu.. Não podemos ser inocentes a ponto de pensar que a Imprensa poderia nos ajudar. Podendo colocar aquela CAPA, com manchete de HERANÇA MALDITA por exemplo, a venda do jornal é bem maior do que se realmente falasse a verdade.
    Infelizmente, o Atlético vende jornal, mas essa última semana, parece que a imprensa de segunda está descontrolada.

    Um abraço cara!

    ResponderExcluir
  4. Não vou criticar nem defender ninguém da imprensa. Só dizer que o que me deixa muito feliz (tanto meu lado jornalista quanto meu lado leitor/telespectador) é que a nova geração tem muita qualidade. Bruno Abdala, Fernando Rudnick, a piazada do NoticiaFC, Gustavo Ribeiro, Dudu, Nadja... Muita gente boa, sangue novo.

    Sobre o Renato, considero um desabafo normal. Tem coisas erradas, ele fala mesmo. Lógico que algumas coisas, o ideal seria falar direto para a diretoria. Mas talvez ele já tenha feito isso e não deu resultado. Aí acaba falando em entrevistas...

    Boa coluna, Giu! Abraço

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.