Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

No frio de domingo (por: @vivi_stars)

Já há algum tempo sinto falta da ação de campo, promovida pelo CLUBE, com sócios nos jogos da Arena. O já conhecido e popular chute a gol, que levava de 5 a 10 sócios torcedores para participar, deu lugar às ações da Coca-Cola, que leva um participante sorteado através de uma rádio local e um, ou no máximo dois sócios torcedores.
Não sou contra as ações planejadas pela Coca-Cola, parceira do Clube, porém acho que a redução de participantes faz com menos sócios tenham a chance de estar próximo do Clube, participar de algo envolvente. Mesmo com a Coca utilizando intervalo de jogo, o lado oposto poderia ser usado para o chute a gol. O campo é grande e (se bem organizadas) as ações poderiam acontecer simultaneamente.
Mas não. Além da ação da Coca, o que vemos hoje é um sorteio entre os sócios presentes em que o dono da cadeira sorteada ganha um brinde.
DUAS cadeiras premiadas, que são marcadas com um pedaço de papel e anunciadas no intervalo. O fato é que poucos ouvem a cadeira ganhadora (pelo falho sistema de som da Arena) e os que ganham retiram seus brindes na administração, das mãos de um funcionário, o que passa a não representar nada de novo, nem de significativo para os sócios.
Ah, tem também o sorteio de dois ingressos para camarote. Para sócios? Não... para qualquer torcedor que participe das ações realizadas através das redes sociais.
As ações direcionadas aos sócios são mínimas, apesar de terem sido melhoradas nesse último ano: a volta da visita ao CT para sócios aniversariantes e o Sócio na coletiva, são exemplos de ações simbólicas, que aproxima o torcedor do Clube, que foram retomadas nesse último ano.
Mas, o que me motivou escrever este texto hoje? No último domingo, com o frio intenso, não sai da minha cadeira. Fiquei o tempo inteiro no meu lugar e não vi absolutamente NADA acontecer. Nem “bolha Ball”*, nem disparo de camisas da Coca, nem cadeiras sendo anunciadas, NADA.
O frio não espantou o torcedor, mas espantou os organizadores das ações. Então o sócio que vai ao Estádio no frio em um domingo, inicio de noite, não deve ser valorizado? Ou o jogo contra o América Mineiro não deve ser valorizado?
Independente do rival, independente do clima as ações devem acontecer: isso se chama comprometimento.
O sócio nunca deve ser esquecido, deixado de lado. As ações podem ser simples, os brindes podem ser simbólicos. Basta que se tenha boa vontade, organização e criatividade para desenvolvê-las, haja o que houver: faça sol, ou faça chuva.

PS: ao pesquisar mais sobre as ações cliquei no campo de busca do site oficial a palavra SÓCIOS. Resultado: A busca por sócio encontrou 1275 registros. O fato é que não consigui passar da primeira página, tendo acesso a somente as 10 noticias mais recentes. Tem que ver isso aí!

*Acão da Coca-Cola.

8 comentários:

  1. Não adianta o clube ficar de mimimi, que a torcida não comparece ... tem é que buscar o torcedor, fazer com que ele se motive tb a frequentar o estádio!!! ótima coluna!!!

    ResponderExcluir
  2. Fica a sensação de que se a Coca Cola deixar de ter seu nome dentro do estádio, não acontecerá mais nada. Infelizmente o Atlético só se lembra do torcedor quando faz aquelas campanhas pra ele ir ao estádio quando o time está na pior ou quando o sócio deixa de pagar a mensalidade.
    Lamentável...

    ResponderExcluir
  3. Vivi a especialista em sócio-furacão!!!! Excelente coluna!!!

    ResponderExcluir
  4. Vivi, como sempre sua coluna foi perfeita, ainda mais quando o enfoque é o marketing, já que partilhamos desta formação. Ações simples e sem custo, seriam suficientes para prestigiar ao mínimo o torcedor que apóia incondicionalmente.

    ResponderExcluir
  5. Para evitar injustiça, adiciono aqui a ação "Parabéns ao sócio", em que quatro sócios - aniversariantes do mês - são contemplados podendo assistir uma partida do Furacão em um dos camarotes da Arena.

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto Vivi!!! A atual diretoria é inoperante... está apenas esperando acabar o mandato ... é o já famoso: "Quem sair por último apague a luz" ...

    ResponderExcluir
  7. A impressão que tenho é que só os sócios e torcedores fazem a sua parte, mas o clube não faz a sua nem dentro e nem fora das quatro linhas!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.