Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Na base do chambão (por: @GiulianoAlmeida)

Fala moçada,

Vamos falar do instável furacão!

Pois é, já tem alguns anos que a força vai e vem num piscar de olhos, menos meses felizes e mais meses tristes, é assim a rotina do nosso querido Clube Atlético Paranaense.

Trocou-se gerência e diretoria de futebol, foram seis técnicos, muitos jogadores utilizados, várias contratações que não deram certo, enfim, 2011 esta sendo um ano difícil para o Atlético, talvez o mais difícil dos últimos cinco ou seis.

Mas, falando-se em elenco, nosso grupo é bom: Renan Rocha e Santos, dois goleiros da base, dois goleiros nosso, molecada que tem futuro, precisam aprimorar a técnica e ganhas experiência, mas são grandes goleiros.

Na zaga temos o “Manél”, que também viveu altos e baixos este ano, mas colocou a cabeça no lugar e hoje é o melhor zagueiro do grupo. Fabricio veio pra ser titular, ganhou a vaga com Renato e já perdeu com o Delegado, é um bom zagueiro. Mas, Antônio Lopes preferiu dar mais uma chance ao tão criticado Rafael Santos. Jogou duas com o novo professor e na ultima contra o Flamengo conseguiu jogar bem e até vencemos o jogo. Talvez o professor neste caso usou o psicológico do jogador, coisas do tipo: “vai lá e mostra quem você é... é sua grande chance... aproveita... você é bom... Enfim, o Delega tem confiança no zagueiro, já é um ponto positivo, ah do Rafael se vacilar. Pra finalizar, ainda temos os garotos Bruno Costa e Bruno Pires que podem ter uma chance ali na frente.

Nossas laterais são sofríveis. Ponto positivo pro Lopes que colocou o Héracles como titular, sem duvidas o melhor de todos os laterais do CAP. Pela direita, Edilson e Wagner Diniz deixam a desejar, o primeiro é esforçado e tem uma boa bola parada, mas erra muitos passes e as vezes é muito desligado em campo, já o segundo, arma uma correria, chega bem a linha de fundo, mas não marca bem e também as vezes se desliga em campo. Marcelo Oliveira que é lateral esta sendo aproveitado como volante, esse eu já o chamei de tiriça, mas nos dois últimos jogos ele foi bem, jogando no combate no meio, cobrindo as subidas do lateral esquerdo, tem um bom passe, talvez só precise de continuidade.

Foto: Joka Madruga
Agora a melhor posição do CAP. Podemos dizer que estamos bem servidos. Temos um dos melhores volantes do Brasil, o pequeno gigante Deivid, joga muito o garoto. Marca bem, é brigador, desarma, enfim, sabe sair jogando, tem tranquilidade e anulou todas as estrelas adversarias com quem jogou este ano, é o símbolo da raça atleticana. Para acompanhar ainda tem o garoto da base Renan foguinho, que jogou muito contra o Flamengo e o polivalente Fransérgio. Ah quem conteste sempre a escalação do Fran (eu por exemplo), pois ele já teve inúmeras chances e pouco apresentou, até no Paraná Clube não foi aproveitado, mas enfim. Pra finalizar, ainda tem o Wendell e Paulo Roberto, dois bons volantes e que compõe muito bem o elenco. Porque Robston meu amigo, não é jogador de futebol.

Na meia cancha, Marcinho e Cleber Santana, experientes, bons de bola, o primeiro articula bem, chega fácil no ataque é uma das peças mais importantes do elenco, o segundo ganhou confiança, toca bem na bola e distribui o jogo. Madson é rápido, vai pra dentro e busca o jogo, as vezes corre muito e nada produz e muitas vezes é fominha. Há pouco subiu o garoto Victor esquerdinha, que dizem é muito bom de bola, esperar pra ver.

No ataque, a primeira impressão que o problema foi resolvido. Renato saiu bicudo daqui porque não tinha atacante, mas o equatoriano Guérron entrou e vem calando a boca de muita gente aí (inclusive a minha), marcando gols e sendo a peça mais importante do ataque. Tomara que continue assim, este Guérron que a gente sempre quis ver jogar, ele estreou contra o Palmeiras na penúltima rodada. Ainda temos os garotos Edigar Junio e Pablo e o sonolento Adaílton.

Foto: Joka Madruga
Voltando do DM temos o maestro Paulo Baier, como diria aquele um, joga em qualquer time. Baier que ficou machucado neste tempo aí, viu passar dois técnicos e volta agora com Lopes, pode ser que seja aproveitado contra o Figueirense no domingo. A contratação mais cara do futebol paranaense, El Morro Garcia também esta liberado, começa a treinar com bola esta semana, mais fichas sendo apostadas no uruguaio, eu acho que ele vai dar muito certo aqui. E pra finalizar, o caneludo e brigador Nieto, matador e iluminado, vive quebrado, mas ainda não desistimos dele.

Enfim amigos, uma breve análise do elenco rubro-negro. O técnico Antônio Lopes sabe lidar com o psicológico dos atletas, é aglutinador, agregador e alguns dizem que é um verdadeiro paizão, lida com os problemas internamente, transmite confiança aos jogadores e principalmente, os trata com respeito. Acredito que com o Lopes vamos sair da zona triste da tabela e conquistar uns pontinhos aí na base do chambão.

Agora, um salve ao professor Riva. Voltou e colocou a moçada pra correr. É isso aí, melhor CT do país tem que ser bem utilizado. Como ele mesmo disse, aqui não é SPA, aqui tem que trabalhar e com o Riva, a moçada vai ficar concentrada até domingo, colocando o preparo físico em ordem.

Amigos, sempre falo que acredito no CAP, não é da boca pra fora. Aquela máxima prevalece: 
TIME GRANDE NÃO CAI.

Para isto, precisamos da união destes jogadores, com muito trabalho, sob a supervisão e orientação do Delegado e a linha dura do preparador físico Riva de Carli.

Sairemos da ZR no domingo, as 16hs contra o Figueirense.

#PraCimaAtlético

Valeu amigos, sejam todos felizes.

Sempre com o furacão!

Abrassss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.