Páginas

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

TO's: valem mesmo à pena? (por @fafabettes)



Mais uma rodada que passa, mais uma semana de trabalho no CT não aproveitada e mais uma segunda-feira daquelas! 

Graças ao nosso Atlético, anda difícil iniciar uma semana com sorriso no rosto e ânimo para enfrentar o trabalho. Como se não bastasse tudo isso, nossas torcidas resolvem, novamente, entrar em confronto entre si. Parece algo inimaginável torcedores do mesmo time se engalfinhando pelas imediações da Baixada. 

Torcedores? Será? Lembro-me de meus primeiros jogos, ainda criança, em que a Torcida Organizada Os Fanáticos, então presidida por Belotto, dava um show nas arquibancadas. Aqueles pompons de jornal que faziam um efeito maravilhoso, as bexigas... e dá-lhe gogó. Naquele tempo, era só festa. Outros tempos, tempos de paz! Em 1992 nasce a Ultras, com o lema "Atlético para a vida!", e passa a dividir espaço com a gigante TOF. Pessoal esforçado, que também canta o jogo inteiro, mas que nunca ganhou muitos adeptos.

E o que veio para somar de repente passou a dividir, iniciando assim confrontos inexplicáveis e absurdos. Como quando um integrante da Ultras foi esfaqueado em uma pancadaria atrás do gol da Buenos Aires, há alguns anos. De lá para cá, presenciamos cada vez mais cenas desse tipo. Se antes era perigoso ir aos clássicos e jogos contra Grêmio, São Paulo, Fluminense e Atlético-MG, agora qualquer partida pode se tornar uma ameaça a nós, torcedores de verdade, não vândalos travestidos de Organizadas. O pior é que a maioria desses arruaceiros nem entra no estádio. Aparecem e ficam pelas imediações apenas para perturbar a ordem. E assim as famílias voltam a se afastar do futebol. 

Então eu pergunto: de que adianta reunião da PM com os líderes das TO's?
Mas será q a extinção das facções é a solução? Talvez não. Em São Paulo, onde essa decisão foi tomada, a violência continua reinando. Vivemos em um mundo sem valores, onde tirar a vida de uma pessoa parece tão simples, isso sem entrar no mérito da impunidade. Desde quando torcer por outro time é motivo para desencadear toda essa barbaridade? E pior, quando vestem a MESMA camisa: a do Atlético-PR, que deveria ser motivo de união.

A situação do time é delicada e exige esforço de todos. Que a TOF volte a ser a força que era e faça novamente da Arena, o Caldeirão que tanto assustava os adversários. E a Ultras, que volte também a cumprir seu papel, para um bem maior, que é o nosso querido time!

O Atlético nos une, a união nos fortalece!

Paz, galera. 

Beijos, boa semana e SDS Rubro-Negras.

Rafaela Bettes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.